COCAD é campeão da 1a Etapa do Campeonato Brasileiro de Ornitologia Amadora 2016

 

 

A ornitologia amadora brasileira conheceu os clubes campeões do 65o Campeonato Brasileiro de Ornitologia – CBO 2016, na noite de 22 de abril, em jantar de entrega de prêmios em Itatiba, SP. Além dos premiados e seus familiares, prestigiaram o evento os representantes dos países do Hemisfério Sul que vieram para a reunião da COM-HS – Confederação Ornitológica Mundial Hemisfério Sul, o deputado estadual do Espírito Santo, Doutor Hércules Silveira (PMDB-ES), todos aficionados pela criação doméstica de aves.

 

O COCAD – Clube Ornitológico dos Criadores de Aves Domésticas sagrou-se campeão, em segundo lugar ficou a SORH – Sociedade Ornitológica Região das Hortências e em terceiro ficou o COS – Clube Ornitológico de Sorocaba.

 

Participaram do campeonato 24 clubes, 71 criadores e 2.953 aves.

 

No segmento Agapornis a AJO – Associação Joinvilense de Ornitologia, fez o maior número de campeões e um dos sócios, Gustavo Miranda, conquistou o Best in Show, com um Roseicollis Opalino Verde Cara Vermelha. Danilo Gonsales de Faria, do COCAD, foi campeão em Eficiência.

 

No segmento Exóticos Alvaro Luiz Pinho Lima, da AMAE, conquistou o campeonato por Eficiência, seguido do Criatório Camargo, da SORH, em segundo e Anibal Rolim, da SOSM, em terceiro. O Best in Show ficou com José Geraldo Diniz da AMAE com um Diamante de Gould Azul Peito Roxo Cabeça Preta Fêmea.

 

Em POAs – Periquitos Ondulados Australianos, o campeão em Eficiência foi Alessandro C. Correa, da SOSM, em segundo José Agilson S. Melo, da UCPP, e em terceiro ficou Kleber da Cunha Peixoto, da APCPA. José Melo também conquistou o Best in Show com um Normal Verde Cinza.

 

Em Psitacídeos Anibal Rolim foi campeão em Eficiência, seguido de Marcos A. Zuim Moraes, do CORB, em segundo e Denilson Landgraf, da SOVM, em terceiro. O Best in Show ficou para Nilton R. Silva com uma Cacatua Gala.

 

Além dos troféus oferecidos pela FOB, Juvenal F. Perestrelo presenteou os criadores Best in Show um vinho de sua reserva especial.

 

Antonio Fernando Burani, presidente da FOB, comemorou o sucesso do evento em sua mensagem no Catálogo de Resultados.

 

“Srs. Criadores, Juízes, Presidentes de clubes e demais participantes do 65º Campeonato Brasileiro - 1ª etapa, estamos apresentando a V.S.as o catálogo de resultados da primeira etapa de 2016. Confesso a todos que estava muito apreensivo com a quantidade de inscrições, mas confiante que teríamos um número próximo a 3.000 aves.

Não podemos ignorar as dificuldades que o país vive em todos os setores e nem podemos nos iludir de que isso também não nos afeta.

Assim, gostaria de externar meu profundo agradecimento a todos que se empenharam em trazer suas aves para julgamento e exposição.

Igualmente, não poderia deixar de agradecer a todos que colaboraram com a organização deste evento sob a coordenação de Guido Nardi, bem como ao apoio incansável da área de informática através do diretor Marco Migliati.

Daqui alguns dias, estaremos com o nosso novo pavilhão pronto para poder abrigar num só evento todos os segmentos da nossa ornitologia amadora.

Nesse processo estamos ouvindo a todos, colhendo sugestões, de tal forma que as decisões, consoante a nossa proposta de trabalho, possam engrandecer, ainda mais, a presença da nossa Federação no cenário Nacional.

Recebam todos, um forte abraço e um ótimo retorno aos seus lares.”

 

Presidente da FOB - Antonio Fernando Burani com a esposa Adriana

 

Clube Campeão da 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Ornitologia, CBO 2016 - sócios do COCAD

 

Vice-campeão - sócios da SORH e Burani, presidente da FOB (terceiro da esq. para direita)

 

Terceiro lugar - representante do COS recebendo troféu ao lado de Burani, presidente da FOB

 

Best in Show 2016 - Agapornis Roseicollis Opalino Verde Cara Vermelha

 

Criador Best in Show em Agapornis - Perestrelo, diretor Jurídico da FOB, Gustavo, criador da AJO e Cava, diretor do segmento

 

Best in Show 2016 - Cacatua Gala

 

Casal criador Best in Show em Psitacídeo - Rose e Newton, ao centro Perestrelo, diretor do segmento

 

Best in Show 2016 - Diamante de Gould Azul Peito Roxo Cabeça Preta Fêmea

 

Criador Best in Show em Exótico - Perestrelo, Diniz, criador da AMAE e Camargo, diretor do segmento

 

POA Normal Celeste - Melhor Filhote Macho 2016

 

Autoridade – Burani e deputado estadual Doutor Hércules Silveira (PMDB-ES)