OMJ - HS

ORDEM MUNDIAL DE JUÍZES

HEMISFÉRIO SUL

EXIGÊNCIAS PARA SE PRESTAR EXAME PARA JUIZ

 

 

 

1 - A regra COM exige que um Juiz nacional seja juiz efetivo em seu país por , pelo menos, 5 (cinco) anos para poder prestar exame OMJ-COM. No caso do Hemisfério-Sul este prazo está temporariamente reduzido a 2 (dois) anos pela falta  que temos de juízes COM. Isso é uma derrogação e poderá ser mudado no futuro.

 

2 - O Juiz deve ser inscrito para exame pelo país a que pertence. A inscrição deve ser feita por escrito até 30 de maio de cada ano à Presidência da COM-HS.

 

3 - Os exames OMJ-COM-HS são realizados por ocasião dos Campeonatos Mundiais HS.

 

4 - Composição do Exame : 3 etapas

 

1) Prova Teórica Escrita : nota mínima 7 sobre um total de 10 ( 70% de respostas certas). A prova teórica é composta de 20 a 30 questões sobre genética, acasalamentos, casos práticos de julgamento, nomenclaturas, etc... 
2) Prova Prática de Reconhecimento de cores/raças (geralmente 30 pássaros) com tempo pré-determinado.
3) Prova Prática de Julgamento (individuais, quartetos,...), classificação e pontuação. 
Obs. : cada etapa é eliminatória.

 

5 - Cada candidato só pode prestar exame para Juíz COM em um segmento.

 

6 - A Comissão de Exame OMJ-COM-HS é composta pelo Presidente COM-HS (ou um Juiz COM por ele indicado) pelo Presidente da OMJ-HS (ou um Juiz COM por ele indicado) e pelo Diretor do segmento (ou um Juiz COM por ele indicado).

 

7 - As provas escritas são elaboradas (ou aprovadas) pela comissão – todos os exemplares das provas devem ficar de posse do Presidente da OMJ-HS.

 

8 - A taxa de inscrição ao exame é de 20US$.

 

9 - Os candidatos aprovados podem julgar no Mundial do ano seguinte. O não aprovado somente poderá prestar novo exame após 2 anos.

 

10 - Todos os Juízes OMJ-COM-HS estão submetidos ao código de ética da OMJ-COM.