INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE EVENTOS
 
LUIZ FERNANDO FACHINI BERALDI

 


.
Sr. Prefeito Municipal de Itatiba, Sr. José Roberto Fumacch, Srs. Vereadores, Srs. Ex-Presidentes da nossa Federação, Srs. Presidentes das Federações Sul Americanas, Sr. Bernardo Williamson do Uruguai, Sr. Francisco Pompei da Argentina, Dr. Hector Solimano do Peru, Srs. Presidentes de Clubes.

Sras. e Srs.Meus amigos:
Hoje é um dia especialíssimo para a Ornitologia Brasileira. A inauguração deste Centro de Eventos abre as portas de uma nova era para a nossa atividade; não somente no Brasil, mas também no âmbito Sul-americano e Mundial. Dentro de um mês, mais precisamente no dia 12 de agosto próximo, nossa Federação estará completando 58 anos.

Hoje, nesta data tão extraordinária, quero lembrar aqueles que nos precederam na vida da Federação, e que prepararam de certa forma o caminho para chegarmos até aqui. Temos a felicidade de termos aqui conosco dois ex-presidentes da nossa Federação: Dr. Edmar Cúnico e Dr. Antonio Celso Ramalho.

E lamentamos a ausência do Sr. Wilson Mendonça da Costa Florim, ou seu representante. A esses ex-presidentes queremos saudar com uma grande salva de palmas. In memorian, gostaria de lembrar os nomes de: Sr. Gerônimo Rocha, fundador da nossa Federação, Gal. Bolívar de Medeiros e Sr. Serafim Ribeiro da Silva, que com certeza nos observam e aprovam o que estamos fazendo, para os quais peço um momento de silêncio.

Como dizia, esta data é e sempre será, muito especial! Inauguramos oficialmente hoje este Centro de Eventos. Ele é único no mundo pois foi concebido, projetado e construído para privilegiar eventos ornitológicos. Este Centro de Eventos é também o testemunho incontestável da capacidade humana de se superar, de sonhar e de acreditar em seus sonhos.

Esta obra, da qual nos orgulhamos, nos custou muito trabalho, nos fez às vezes deixar de lado a família, nos custou noites de preocupações, e nos cobrou dedicação constante nos últimos 3 anos. Iniciamos a construção desta obra em julho de 2002, portanto há exatos 3 anos.

A convicção profunda de que estávamos construindo o futuro da nossa atividade é que nos guiou nos momentos difíceis, e creiam, não foram poucos. Planejamos e construímos este colosso sem onerar nossos clubes e criadores, sem subsídio público; o construímos com tremendo esforço e coragem de alguns.

Esta obra vai fazer de Itatiba o centro da ornitologia brasileira e sul-americana e trará progresso e renda à esta cidade. Portanto caro prefeito Fumachi, necessitamos do apoio da prefeitura e da câmara de vereadores para agilizar algumas necessidades e principalmente a melhoria e a segurança do nosso acesso.

Necessitamos também do apoio dos empresários e do povo de Itatiba para criar as melhores condições para os inúmeros visitantes que estarão presentes aos eventos de toda natureza que aqui se realizarão nas próximas décadas.

Sras., Srs., caros amigos, não posso terminar sem repetir que esta obra extraordinária e fundamental para o Futuro da nossa Federação é o fruto do trabalho sério, longo e contínuo de todo um grupo de pessoas que hoje dirige a Federação, as quais devemos agradecer.

Mas, como em todas as diretorias, há sempre alguém que se destaca pela sua dedicação, pelo seu entusiasmo, pela sua competência e pelo volume de trabalho muito acima do que se poderia esperar.

Como vocês já podem imaginar, estou me referindo ao vice-presidente Guido Nardi, que durante estes 3 últimos anos dedicou-se inteiramente a esta obra, e a quem queremos homenagear com uma grande salva de palmas. Para encerrar, quero conclamar a todos para que sintam-se em casa pois este espaço é de todos os criadores e amantes de pássaros.

Estamos inaugurando esta vossa casa com um sentimento de ter realizado a obra que nos fará entrar no futuro e com a consciência do dever mais que cumprido. É muito, muito gratificante fazer parte do progresso.

Muito obrigado a todos pelo vosso apoio.
Luiz Fernando F. Beraldi
Presidente da FOB




 
"Señores,
En este momento me siento tan emocionado, no tengo palabras para decir lo contento que estoy de poder asistir à la inauguración del Centro de Ornitología más grande del mondo.

Espero que ustedes, que son los destinatarios de esto como nosotros, sepan aprovecharlo y rendir el homenaje correspondiente a la directoria de esta Federación, en la persona del señor Beraldi, que tanto ha hecho por esto.

Yo me siento emocionado y sólo le pido à Dios que en este momento no me haga llorar de alegría por asistir a este acto. Muchas gracias y que Dios los acompañe".

"Senhores,
Neste momento sinto-me tão emocionado, que não tenho palavras para dizer como estou contente de poder assistir à inauguração do maior Centro de Ornitologia do mundo.

Espero que vocês, que são os destinatários assim como nós, saibam aproveitá-lo e prestar homenagem à diretoria desta Federação, representada pelo Sr. Beraldi, que tanto lutou por isso.
Sinto-me emocionado e apenas peço a Deus que neste momento não me faça chorar de alegria por assistir a essa inauguração. Muito obrigado, e que Deus os acompanhe".
Sr. Francisco Pompei
Presidente de la Federación Ornitológica da Argentina

 

"Autoridades de la Federación Brasileña, señor presidente de la FOB y presidente de la COM en el hemisferio sur, señor prefecto. Yo quiero agradecer à Dios por tener la oportunidad de ver lo crecimiento y la realización de este Coloso. Este pabellón es realmente grandioso, es un Coloso. Recuerdo cuando Beraldi hablaba para mi del proyecto de la construcción y no imaginaba la importancia realmente, y la magnitud del mismo.

Es muy difícil plasmar los sueños, es muy difícil pensar en grandes obras y conseguir un equipo para apoyar y concretar. Más difícil aún es que el sueño cumpla todas las expectativas. Recuerdo gente en Brasil y en otros países que llamaran Beraldi de loco, considerar este proyecto de "elefante blanco". Hoy estas personas incrédulas aprendieran una lección. Este pabellón, más allá de la grandeza, está muy bien pensado.

No hay nada liberado al azar. Es un orgullo para los brasileños y para todos los que amamos la ornitología. Yo me siento muy contento, pues considero que la premiación en vida para mi gran amigo Luiz, es una premiación en vida a una persona que siempre ha dado todo de si para la Federación del Brasil, para la ornitología y para la COM.

Beraldi es un soñador, un gran trabajador, pero sobretodo, es una persona sensible, muy humana. Es un gran amigo. Es una premiación a un equipo de trabajo. Este Centro de Eventos es único en el mundo. No existe en Europa ni en otro país. Doy gracias por estar en este momento. Felicito a todo el trabajo en equipo y realmente espero que esta obra que va perdurar en los años, pueda ser continuada tanto por este equipo, y por la gente que venga. Gracias por estar acá".

"Autoridades da Federação Brasileira, Senhor Presidente da FOB e Presidente da COM no Hemisfério Sul, Senhor Prefeito, Eu quero agradecer a Deus por ter a oportunidade de ver o crescimento e a realização deste Colosso. Este pavilhão é realmente grandioso. É um Colosso! Lembro quando o Beraldi falava-me deste projeto de construção e não imaginava sua real importância, e sua magnitude!

É muito difícil plasmar os sonhos. É muito difícil pensar em grandes obras e conseguir uma equipe para apoiá-las e concretizá-las. Mais difícil ainda é que o sonho atenda a todas as expectativas. Lembro de gente no Brasil e em outros países que chamaram o Beraldi de louco, considerar este projeto um "elefante branco"! Hoje estas pessoas incrédulas aprenderam uma lição. Este pavilhão, além da grandeza, foi muito bem pensado.

Não há nada deixado ao acaso. É um orgulho para os brasileiros e para todos os que amam a ornitologia. Sinto-me muito contente, pois considero que a premiação em vida para meu grande amigo Luiz, é uma premiação em vida a uma pessoa que sempre deu tudo de si para a Federação do Brasil, para a ornitologia e para a COM.

Beraldi é um sonhador, um grande trabalhador, mas, sobretudo, é uma pessoa sensível, e muito humana. É um grande amigo! É uma premiação a uma equipe de trabalho.

Este Centro de Eventos é único no mundo. Não existe na Europa nem em outro país. Agradeço por estar presente neste momento. Felicito todo o trabalho em equipe e realmente espero que esta obra que vai perdurar por muitos anos, possa ser continuada tanto por esta equipe como pelas pessoas que vierem. Obrigado por estar aqui".
 
Bernardo Williamson,
Presidente de la Asociación de
Criadores de Roller del Uruguay.

"Con su permiso señor prefecto, señores autoridades, señoras, señores, compañeros criadores, o Perú no podía estar ausente de esta ceremonia. Muy emocionado, tengo que decirles a ustedes que no solamente ustedes deben estar orgullosos de esta gran obra, que se esta inaugurando en el día.

Toda la América, los hermanos de América, hermanos del hermano mayor, Brasil, como el Perú, los otros países estamos muy contentos porque en América hay un Coloso.

Un Coloso que fue el sueño de Beraldi, que no sé porque no se llama "El Coloso de Beraldi", porque verdaderamente, él siempre soñó con esto, y lo creyó y lo ha realizado.

A todos ustedes por su gran colaboración, que han brindado como criadores a Beraldi. A todos ustedes, Gracias les dice Perú, por esta grandeza que nos están dando".
"Com sua licença Senhor Prefeito, senhores autoridades, senhoras, senhores, companheiros criadores. O Peru não podia estar ausente desta cerimônia. Muito emocionado, tenho que lhes dizer que não são apenas vocês que devem estar orgulhosos desta grande obra que esta inaugurando hoje.

Toda a América, os irmãos da América, irmãos do irmão maior: o Brasil, como o Peru, os outros países, estamos muito contentes porque na América temos um Colosso.

Um Colosso que foi o sonho do Beraldi, que não sei porque não se chama "O Colosso do Beraldi", porque verdadeiramente, ele sempre sonhou com isto, e o criou, e o realizou.

A todos vocês por sua grande colaboração, que brindaram como criadores, com o Beraldi.A todos vocês, obrigado do Peru, por esta grandeza que nos estão dando".
Héctor Solimano,
presidente de la Federación Ornitológica del Perú.